UMA ATIVIDADE BEM LEGAL NA ÉPOCA DA PÁSCOA, É O COELHO FEITO DE JORNAL.
COMO FAZER:
-AMASSAR BASTANTE JORNAL E ENCHER UM SACO DE LIXO GRANDE E UM PEQUENO. O MAIOR SERÁ O CORPO DO COELHO E O MENOR, A CABEÇA.
-JUNTE AS PARTES COM COLA QUENTE E FITÃO.
-ENROLE PAPEL CREPOM NA CABEÇA E NO CORPO (QUALQUER COR).
-FAÇA OS PÉS, AS MÃOS, OLHOS, NARIZ, DENTE E ORELHA COM CARTOLINA. E COLE ALGODÃO NAS ORELHAS E NO RABINHO. FICA MUITO LINDO. OS ALUNOS GOSTAM E ATÉ TRAZEM LEGUMES DE VERDADE PARA O COELHINHO.
PARA FICAR AINDA MAIS COM CARA DE PÁSCOA, CONFECCIONAMOS UMA TOCA.
COMO FAZER:
CADA CRIANÇA ESCOLHE UMA COR DE GUACHE E PINTA UMA SULFITE ( A IDÉIA É QUE SEJA TUDO COLORIDO) E VÁRIAS OUTRAS FOLHAS DE GUACHE MARROM.
OS SULFITES COLORIDOS SERÃO COLADOS NOS DOIS LADOS DA PORTA E OS MARRONS, EM CIMA - FORMANDO UM TELHADO.
EM CIMA DAS FOLHAS COLORIDAS, COLAR GOTAS DE CHOCOLATE, COMO SE O TELHADO FOSSE DE CHOCOLATE.
FAZER UM CHÃO COM E.V.A E COLOCAR O COELHO EM CIMA.
E ESTÁ PRONTO O PAINEL DE PÁSCOA.
FELIZ PÁSCOA!!!
segunda-feira, 23 de março de 2009
quinta-feira, 19 de março de 2009
A PÁSCOA CHEGOU!!!

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA
As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.
Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.
Ainda temos como símbolos:
o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho; a cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica; o pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos
O COELHO


A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida? No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
O OVO

ENFIM O CHOCOLATE!!!

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico
complemento e repositor de energia.
ESSAS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS DO SITE KIDCAFÉ-ESCOLA

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O TEMA
É interessante lembrar que antes de se trabalhar as atividades é necessário trabalhar um pouco a história da páscoa, para não fixarmos apenas o sentido comercial da data comemorativa.






QUE DEUS NOS ILUMINE E FAÇA RESSURGIR
EM NOSSOS CORAÇÕES O AMOR E A BONDADE !

Assinar:
Postagens (Atom)